Liz Truss já não é mais primeira-ministra do Reino Unido

A líder do Partido Conservador demitiu-se no início desta tarde. Esteve 45 dias ao comando do cargo. 

Liz Truss já não é mais primeira-ministra do Reino Unido

Elizabeth Truss, primeira-ministra britânica, demitiu-se, esta quinta-feira. O anúncio foi feito pela própria em frente ao número 10 de Downing Street, em Londres.

"Dada a situação, reconheço que não posso cumprir o meu mandato", declarou Liz Truss numa rápida intervenção, onde anunciou que já comunicou ao Rei Carlos III a sua saída, garantindo ainda a permanência no cargo até ao sucessor. 

A líder do Partido Conservador saí do cargo ao fim de 45 dias de ser eleita, sucedendo a Boris Johnson, que anunciou a sua saída em julho.

A curta estadia de Truss pode ser justificada, em grande parte, pelo incumprimento de praticamente todas as promessas económicas, enunciadas durante a campanha interna, pela reação negativa dos mercados e dos vários deputados do partido, quanto à forma como conduziu o orçamento para o país. 

A demissão da primeira-ministra era uma hipótese que já circulava há vários dias. O povo britânico estava a seguir a par e passo a queda de Truss até ao ponto de publicarem um desafio na plataforma Youtube para cronometrar quem duraria mais: se Liz Truss no cargo de primeira-ministra ou a frescura de uma alface.

Note-se que na passada sexta-feira, o anterior ministro das Finanças, Kwasi Kwasi Kwarteng, foi substituído por Jeremy Hunt. E ontem, a demissionária Suella Braverman, que detinha a pasta da Administração Interna, foi trocada por Grant Shapps.