Penny Mordaunt é a primeira candidata ao cargo de primeira-ministra britânica

A líder da Câmara dos Comuns britânica disse que foi encorajada pelos colegas para se candidatar ao cargo, após a demissão de Liz Truss, esta quinta-feira. 

Penny Mordaunt é a primeira candidata ao cargo de primeira-ministra britânica

O primeiro candidato à sucessão de Liz Truss já tem nome. Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns britânica, anunciou, esta sexta-feira, a candidatura ao cargo de primeira-ministra.

"Fui encorajada pelo apoio de colegas que querem um novo começo, um partido unido e liderança no interesse nacional", escreveu Mordaunt na rede social Twitter.

Penny Mordaunt, que ficou em terceiro lugar na eleição interna anterior atrás de Liz Truss e Rishi Sunak, disse querer "unir o país, cumprir as promessas [do Partido Conservador] e vencer" as próximas eleições legislativas.

O prazo para apresentação de candidaturas termina na segunda-feira às 14h. Se restarem dois finalistas, a escolha do próximo líder do Partido Conservador será feita pelos militantes por voto eletrónico, até sexta-feira, às 11h, sendo o resultado divulgado no mesmo dia. Porém, se existir apenas um candidato, o próximo primeiro-ministro britânico pode ser logo declarado na segunda-feira.

Outros nomes foram avançados como possíveis candidatos, apesar de que nenhum outro membro do Partido Conservador tenha anunciado oficialmente presença na corrida ao cargo. Boris Johnson, antigo primeiro-ministro e antecessor de Liz Truss, e Rishi Suank, antigo ministro das Finanças, são os dois apontados.