Cerca de quatro mil pessoas sem água em Viana do Castelo

Problema mantém-se desde as 5h. 

Há cerca de quatro mil pessoas sem água desde as 5h em algumas freguesias dos concelhos de Viana do Castelo, devido a uma rutura na conduta principal do subsistema de São Jorge. 

Num comunicado enviado às redações, a Águas do Norte – que, no concelho de Viana do Castelo garante o fornecimento, em alta, à Águas do Alto, e fornece os concelhos de Ponte da Barca, Monção e Melgaço – informa que está previsto que "o serviço seja reposto até ao final da tarde do dia de hoje".

Contactada pela agência Lusa, a Águas do Alto Minho – empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo – adiantou que "cerca de quatro mil clientes estão afetados pela avaria".

"De acordo com informações da Águas do Norte, a avaria ocorreu durante a tarde de ontem [terça-feira], tendo sido localizada pelas 22h", admite ainda a empresa. 

A Águas do Norte, adianta que o "problema técnico ocorreu na conduta principal do subsistema de S. Jorge, integrado no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, que afetou o abastecimento de água em algumas freguesias dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo, podendo vir a verificar-se nos concelhos de Caminha e Vila Nova de Cerveira, estando o serviço de fornecimento de água, neste momento, interrompido", sendo que "agradece a compreensão de todos e apresenta desde já desculpas por eventuais transtornos que esta situação possa trazer".