Padre de Foz Côa acusado de escravizar e abusar sexualmente de homem a seu cargo

Sacerdote aproveitou-se das incapacidades psíquicas da vítima e exigiu-lhe serviços sexuais e trancava-o em casa quando este não cumpria as exigências.

O padre António Fernandes Pinto, de 63 anos, foi detido pela Polícia Judiciária pelos crimes de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.

“Aproveitando-se das incapacidades psíquicas e da especial vulnerabilidade da vítima, o arguido veio depois a exigir-lhe serviços sexuais, fechando-o em casa e vedando-lhe qualquer contacto com o exterior quando recusava aceder aos seus propósitos”, informou a Polícia Judiciária, em comunicado.

O padre, da paróquia de Foz Côa, tinha sido nomeado tutor da vítima, um homem de 44 anos, “tendo-a acolhido na sua residência, oferecendo-lhe trabalho, em troca de alojamento e alimentação, sem qualquer outro pagamento”.

O detido, de 63 anos e sem antecedentes criminais, será presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

A vítima vai ser instalada num centro de acolhimento e proteção especializado para vítimas de tráfico de seres humanos.