Cerca de 15 cães encontrados maltratados no canil ilegal de Canedo

Estrutura foi demolida em maio e os responsáveis do espaço ficaram proibidos de acolher animais. Canil ilegal é alvo de denúncia há vários anos.

O canil ilegal de Canedo, que já tinha sido encerrado em maio, está novamente a acolher animais, tendo sido encontrados no terreno cerca de 15 cães, "soltos pelo mato ou presos sem qualquer estrutura de proteção", segundo a associação de proteção animal ComRaça, que já denunciou o caso às autoridades.

"Foi tudo demolido mas a responsável pelo canil continua a receber animais, sem ter as necessárias condições", afirmou a presidente da associação, Ana Pinto da Costa, ao Jornal de Notícias, acrescentando que um dos animais foi encontrado dentro de uma viatura, por entre um amontoado de lixo e objetos que representam perigo para o cão.

Sublinhe-se que as estruturas do canil ilegal tinham sido demolidas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em maio passado. E os animais que lá estavam foram retirados e encaminhados para espaços legais de acolhimento de animais.

Na altura, os responsáveis pelo canil ficaram também impedidos de voltar a acolher animais.

As denúncias de falta de condições daquele espaço eram já antigas, mesmo aquando da sua demolição. Em dezembro de 2021, foram encontrados sete cães mortos nas traseiras de uma habitação, em Louredo, Santa Maria da Feira, com ligações à responsável pelo canil ilegal, lembra o Jornal de Notícias.