Tribunal determina apresentações semanais e proibição de contactar vítima para padre de Foz Côa

O padre António Fernandes Pinto, de 63 anos, foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária pelos crimes de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.

O tribunal determinou como medidas de coação apresentações semanais e proibição de contacto com a vítima ao padre da paróquia de Foz Côa, que foi detido e acusado de escravizar e abuso sexualmente de homem a seu cargo, apurou o Nascer do Sol. 

O padre António Fernandes Pinto, de 63 anos, foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária pelos crimes de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.

Segundo um comunicado da autoridade judiciária, o arguido aproveitava-se das "incapacidades psíquicas e da especial vulnerabilidade da vítima", exigindo-lhe "serviços sexuais, fechando-o em casa e vedando-lhe qualquer contacto com o exterior quando recusava aceder aos seus propósitos”.

António Fernandes Pinto tinha sido nomeado tutor da vítima, um homem de 44 anos, “tendo-a acolhido na sua residência, oferecendo-lhe trabalho, em troca de alojamento e alimentação, sem qualquer outro pagamento”.

A vítima terá sido instalada num centro de acolhimento e proteção especializado para vítimas de tráfico de seres humanos.