Conselho de Estado pede medidas para “mitigar a inflação” e “incentivar o crescimento”

Os conselheiros do Presidente da República estiveram reunidos hoje com o chefe do Estado para avaliar a situação económica e social em Portugal, de forma a encontrar soluções para fazer face às dificuldades sentidas quer no país, quer na Europa e no Mundo. 

Conselho de Estado pede medidas para “mitigar a inflação” e “incentivar o crescimento”

O Conselho de Estado defendeu, na reunião desta sexta-feira, a implementação de medidas que “permitam mitigar a inflação” e “incentivar o crescimento” para fazer face às dificuldades económicas e sociais, quer em Portugal, quer a nível europeu e mundial.

No final da reunião presidida pelo Presidente da República e que decorreu no Palácio da Cidadela em Cascais, o Conselho de Estado emitiu um comunicado, divulgado pelo site da Presidência, onde informa as conclusões que tomou sobre o “único ponto da ordem de trabalhos: ‘Análise sobre a situação económica e social em Portugal’”.

“No contexto das intervenções dos Senhores Conselheiros, foram examinados os obstáculos e os desafios que se colocam a Portugal, em termos económicos e sociais, face ao atual quadro de incertezas e dificuldades, quer a nível nacional, quer a nível europeu e mundial”, evidenciou a nota.

No encontro, foi “realçada a importância de concretizar políticas que permitam mitigar a inflação e seus efeitos e incentivar o crescimento, tendo como preocupação o combate à pobreza, a diminuição das desigualdades sociais e bem-estar dos cidadãos. E conjugando exigências prementes de curto prazo com perspetivas de médio e longo prazo”, consideraram os conselheiros do Presidente da República.  

De acordo com as estimativas rápidas do INE, divulgadas hoje, a taxa de inflação aumentou para 10,2% em outubro. Este é o valor mais alto desde 1992.