“Sinal de confiança internacional muito importante”. Fitch sobe ‘rating’ de Portugal para “BBB+”

Para o ministro das Finanças, Fernando Medina, a subida “é um sinal de confiança internacional muito importante para Portugal”.

“Sinal de confiança internacional muito importante”. Fitch sobe ‘rating’ de Portugal para “BBB+”

A agência de notação financeira Fitch subiu, esta sexta-feira, o "rating" (avaliação) de Portugal de "BBB" para "BBB+".

Em comunicado, a Fitch Ratings afirmou que “subiu o "rating" de longo prazo de Portugal de "BBB" para "BBB+”, ao realçar que o “’outlook’ (perspetiva) é estável”.

Note-se que esta é a terceira melhoria do "rating" da República portuguesa, depois de a DBRS e de a Standard & Poor"s também já se terem pronunciado no mesmo sentido.

Para o ministro das Finanças, Fernando Medina, a subida "é um sinal de confiança internacional muito importante para Portugal".

“Num momento em que os bancos centrais estão a subir muito rapidamente as taxas de juro diretoras, esta decisão da Fitch, que segue a DBRS e a Standard and Poor’s, é um sinal de confiança internacional muito importante para Portugal”, considerou Fernando Medina, em comunicado, ao destacar que esta decisão "irá beneficiar as taxas de juro da dívida soberana, refletindo-se também nos juros suportados pelas famílias e pelas empresas”.

Nas palavras do governante, o Governo vai continuar "empenhado numa estratégia de contas certas e focado no objetivo de reduzir o peso da dívida pública para níveis inferiores a 100% do produto até ao final da legislatura. Desta forma, e como esta decisão da Fitch já confirma, estamos a proteger a economia nacional da incerteza e a garantir que o país está em melhores condições para responder aos desafios que enfrentamos”, sublinhou. 

A próxima e última avaliação está marcada para 18 de novembro e será realizada pela agência Moody"s.