Rússia quebra acordo sobre exportações de cereais

Organização da Nações Unidas anunciou que está a reunir esforços para que a Rússia pense duas vezes e decida preservar o acordo.

A Rússia decidiu suspender este sábado o acordo sobre as exportações de cereais do portos ucranianos, usando como justificativa o ataque de drone a navios na Crimeia anexada.

"Em vista do ato terrorista realizado pelo regime de Kiev com a participação de especialistas britânicos contra navios da Frota do Mar Negro e navios civis envolvidos na segurança dos corredores de cereais, a Rússia suspende a sua participação na implementação do acordo sobre a exportação de produtos agrícolas dos portos ucranianos", escreveu o Ministério da Defesa russo, no Telegram.

A Organização da Nações Unidas anunciou que está a reunir esforços para que a Rússia pense duas vezes e decida preservar o acordo.

"É vital que todas as partes se abstenham de qualquer ação que coloque em risco o Acordo de Cereais do Mar Negro", disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, acrescentando que o acordo teve um "impacto positivo" no acesso a alimentos para milhões de pessoas em todo o mundo.

Já a Ucrânia acusou a Rússia do “falso pretexto” do ataque na Crimeia para justificar a suspensão do acordo, pressionando Moscovo para que "respeite as suas obrigações".

"Moscovo está a usar um falso pretexto para bloquear o corredor de grãos que fornece segurança alimentar para milhões de pessoas. Apelo a todos os estados para exigir que a Rússia encerre os seus jogos da fome e se comprometa novamente a cumprir as suas obrigações", escreveu Dmytro Kuleb, ministro ucraniano das Relações Exteriores, no Twitter.

O Reino Unido também reagiu, denunciando as "falsas informações" destinadas a "desviar a atenção".