Hospital de Faro terá usado resguardos de cães e gatos em utentes

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirma que não sabe “sequer se estão testados para humanos”

O Hospital de Faro, no Algarve, estará a usar resguardos de cão e de gato nos utentes e doentes internados naquela unidade. 

As denúncias terão partido de utentes, que contactaram a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. 

Em declarações à CNN Portugal, a responsável terá dito que se tratam de "resguardos de cão e gato", "resguardos educativos – que funcionam para animais". 

"Não sei sequer se estão testados para humanos e chegaram a serviços do Hospital de Faro para serem usados por doentes", referiu ainda, adiantando que, em causa, estará o serviço de neurocirurgia. 

"Para as pessoas é uma questão de dignidade. Eu não sei se são mais baratos, se foram eventualmente oferecidos, mas é uma questão de dignidade", sublinhou. 

A bastonária irá encaminhas a situação para o ministro da saúde, Manuel Pizarro, para compreender o que aconteceu. 

Já o Hospital de Faro, em declarações ao órgão de comunicação supramencionado, referiu que os materiais que a administração adquire para os tratamentos são unicamente dedicados à administração em meios hospitalares, mas que se deu uma falha de abastecimento, ou seja "uma rutura de stock dos produtos corretos". Foi aberta uma "averiguação interna" para compreender este caso.