PIB cresce 4,9% em termos homólogos

Segundo o instituto estatístico, “o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no terceiro trimestre, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e do investimento”.

Notícia em atualização

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal abrandou o crescimento para 4,9% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, mas aumentou 0,4% em cadeia, apurou, esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) conforme a estimativa rápida.

Em termos reais, o PIB registou uma variação homóloga de 4,9% no terceiro trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior)", adiantou o INE.

Segundo o instituto estatístico, "o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no terceiro trimestre, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e do investimento".

"O contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB também diminuiu, traduzindo a desaceleração das exportações de bens e serviços, em volume, mais intensa que a das importações", apontou.