‘Podemos ser campeões!’

A escolha está feita, agora é treinar bem e jogar melhor. Fernando Santos já disse que vai ao Qatar para ser campeão do mundo. 

Portugal já conhece os 26 jogadores que vão defender as cores nacionais no Mundial de futebol, que tem início dia 20. Fernando Santos não é homem para grandes revoluções e optou por escolher aqueles com passado na seleção, mas também quem oferece mais garantias pela sua qualidade e momento de forma. A única meia-surpresa foi a chamada do jovem defesa central António Silva- é a estreia na seleção principal. As ausências foram as esperadas, parece certo que dois históricos como João Moutinho e Renato Sanches perderam espaço na equipa. A seleção portuguesa é das mais fortes do torneio, e o selecionador nacional deixou isso claro «tenho total confiança nos jogadores convocados, e acredito que podemos ser campeões do mundo, é isso que esta equipa pode dar. Os portugueses devem também acreditar» e reforçou a ideia com um desejo «esperamos ser recebidos em festa». 

E se as contas falharem…? 

Portugal inicia o estágio na próxima segunda-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras. Na quinta-feira, tem um jogo de preparação contra a Nigéria, no estádio de Alvalade, às 18h45. No dia seguinte parte para o Qatar. O primeiro jogo é contra o Gana, dia 24, segue-se o Uruguai, dia 28, e termina a fase de grupos com a Coreia do Sul, treinada por Paulo Bento, dia 2 de dezembro. Um calendário que praticamente não deixa tempo para treinar. «É tudo muito apertado, temos de encontrar um modelo de trabalho», desabafou Fernando Santos.