Sindicatos da banca apresentam proposta de aumento de 6,25%

O SNQTB e o SIB consideram que os ganhos de produtividade devem ser “repartidos de forma mais equitativa entre os acionistas e os trabalhadores”.

Os sindicatos do setor bancário SNQTV e SIB anunciaram que apresentaram aos bancos com acordo coletivo de trabalho uma proposta de atualização salarial de 6,25% para 2023, assim como um aumento do subsídio de refeição para 14 euros.

As estruturas sindicais dizem ainda que que a proposta teve em consideração “a evolução previsível da inflação para 2023" e os indicadores ao nível do setor bancário e os seus resultados.

O SNQTB e o SIB consideram que os ganhos de produtividade devem ser "repartidos de forma mais equitativa entre os acionistas e os trabalhadores".

As entidades sindicais defendem ainda a importância do início do processo de atualização para 2023 do ACT do setor bancário, "não obstante e sem prejuízo de a negociação para 2022 se encontrar pendente".

O Grupo Negociador das Instituições de Crédito (GNIC) tem agora um prazo legal de 30 dias para apresentar uma contraproposta, iniciando-se, depois, as negociações diretas.

{relacionar}