Carlos Carreiras condecorado por Zelensky

A informação foi avançada pelo próprio autarca à agência Lusa, dizendo que se sente “muito honrado, embora fosse um prémio que preferia não ter, pois era sinal que não havia guerra”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais foi condecorado pelo presidente ucraniano com a Ordem de Mérito do III grau pelo apoio que o município prestou àquele país. 

A informação foi avançada pelo próprio autarca à agência Lusa, dizendo que se sente "muito honrado, embora fosse um prémio que preferia não ter, pois era sinal que não havia guerra".

"De qualquer forma, é um prémio que partilho com todos, funcionários municipais, empresas municipais", referiu. 

O presidente do município português explicou que a conderação se deveu ao reconhecimento da Ucrânia ao apoio que Cascais tem dado desde que o país foi, em fevereiro desde ano, alvo de uma ofensiva militar pela Rússia.

Recorde-se que aquando da sua passagem em Portugal, no âmbito da Web Summit, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, visitou um centro de refugiados em Cascais, onde  referiu que os primeiros deslocados da Ucrânia, "em estado de choque, receberam um acolhimento caloroso e atencioso". 

"As condições aqui são modestas, mas há tudo o que é necessário. Os deslocados ucranianos podem permanecer no centro até que seja encontrado alojamento permanente para eles", disse Zelenska nas redes sociais, onde agradeceu ainda à organização SOS Ucrânia e ao autarca pela sua "incrível hospitalidade".