Economia

Exportações portuguesas devem passar 100 mil milhões em 2022

“Apesar destes choques estamos a ganhar competitividade”, defende presidente da AICEP.

Exportações portuguesas devem passar 100 mil milhões em 2022

“Pegando nas estimativas mais conservadoras, este ano vamos exportar mais de 100 mil milhões de euros”. A previsão é de Luís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) que revelou ainda que os números mostram que as vendas ao exterior seguem um bom caminho e que “é preciso fazer crescer a ambição e “ir mais longe”. 

No anúncio da assinatura de um protocolo entre a AICEP e a Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) para promover a globalização das pequenas e médias empresas nacionais, o responsável deu ainda números lembrando que as exportações chegaram a 49% do produto interno bruto (PIB) mas que, perante as estimativas de crescimento mais modestas, pode esperar-se que no conjunto do ano o seu peso venha a atingir os 45% do PIB.

E, apesar da guerra e da subida dos preços das matérias-primas e da energia, o responsável não tem dúvidas: “Apesar destes choques, estamos a conseguir ganhar competitividade”. O que só pode significar duas coisas: “Que quando nos esforçamos, conseguimos, e que este é o momento para aumentar a ambição”.

 

Os comentários estão desactivados.