Parlamento confirma deslocação de Marcelo ao Qatar com votos contra da IL, BE, PAN e Livre

Recorde-se que, na passada quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “o Qatar não respeita os direitos humanos” mas pediu que se esquecesse isso. 

Parlamento confirma deslocação de Marcelo ao Qatar com votos contra da IL, BE, PAN e Livre

O Parlamento confirmou, esta terça-feira, em plenário a deslocação do Presidente da República ao Qatar, para assistir, na quinta-feira, ao primeiro jogo da seleção nacional de futebol no Mundial de 2022.

O projeto de resolução apresentado por Marcelo Rebelo de Sousa à Assembleia da República foi aprovado com os votos a favor da maioria da bancada do PS, PSD e PCP, a abstenção do Chega e votos contra de IL, BE, PAN e Livre.

Além disso, votaram ainda contra o projeto de resolução os deputados socialistas Alexandra Leitão, Carla Miranda e Pedro Delgado Alves e abstiveram-se os sociais democratas Hugo Carneiro, António Topa Gomes e Fátima Ramos e os socialistas Maria João Castro, Miguel Rodrigues e Eduardo Alves. 

Recorde-se que, de acordo com a Constituição, o Presidente da República não se pode ausentar de território nacional sem o assentimento da Assembleia da República. 

No pedido de deslocação para se ausentar do país entre quarta-feira e sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa admite a possibilidade de a deslocação se efetuar via Cairo para participar numa conferência sobre o "Futuro da Educação de Qualidade", juntamente com outros chefes de Estado.

Na mesma carta, dirigida ao presidente do Parlamento, o Presidente da República refere que "foi acordada a participação das mais altas figuras do Estado nos jogos da Seleção das Quinas", estando prevista a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no segundo jogo (28 de novembro) e do primeiro-ministro, António Costa, no terceiro (em 02 de dezembro).

Recorde-se que, na passada quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "o Qatar não respeita os direitos humanos" mas pediu que se esquecesse isso.