Tempo de espera de 14 horas para doentes urgentes no Hospital Santa Maria

O primeiro atendimento não deveria demorar mais de 60 minutos para os doentes urgentes, ou seja com pulseira amarela.

Tempo de espera de 14 horas para doentes urgentes no Hospital Santa Maria

Dados do Portal do Serviço Nacional do SNS indicam que os doentes urgentes têm de esperar em média 14 horas para serem atendidos no Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Fonte oficial do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente, explicou, à agência Lusa, que têm chegado às urgências "um quadro de doentes mais complexos", muitos de outras áreas da região de Lisboa.

"Neste momento, nós temos cerca de 200 doentes em circulação na urgência e desses cerca de dois terços são doentes amarelos e laranja [urgente e muito urgente]", afirmou, acrescentando que "a complexidade" dos doentes implica diagnósticos mais diferenciados, múltiplos exames, e nalguns casos a pesquisa de históricos clínicos por serem de outras áreas de influência.

"Este contexto cria grande pressão nos serviços de urgências e nos internamentos", sublinhou a mesma fonte.

O hospital deixou ainda o apelo para as pessoas com situações menos graves se dirigirem a respostas nos Cuidados de Saúde Primários.

Sublinhe-se que nos casos de pulseira amarela o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).