CTT alertam para esquemas de fraude

Objetivo é encaminhar o utilizador para um “site” falso, de modo que este forneça os seus dados confidenciais.

Os CTT alertaram ontem para “esquemas de phishing” – uma técnica de fraude online, onde se tenta obter informações confidenciais – que estão a circular na Internet e nas redes sociais, utilizando o nome e a imagem da empresa.

Os Correios referem ainda que estes esquemas passam, por exemplo, por levantar encomendas que não existem e que o aviso pode chegar através de email, SMS, ou aliciamento das redes sociais. Abordagens que, de acordo com os Correios, “não são verdadeiras”, mas sim “uma tentativa falsa com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT”.

O phishing é uma técnica de fraude online em que, através de mensagens SMS, emails ou, até mesmo publicações em redes sociais, se tenta obter informações confidenciais, como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratassem de comunicações oficiais.

O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um “site” falso, de modo que este forneça os seus dados confidenciais, explicam os CTT.