IGAI abre inquérito a alegada agressão de PSP a criança autista

Criança encontrava-se no recinto onde decorria o jogo, acompanhando o avô que se encontrava a trabalhar no local. O alegado incidente aconteceu quando o rapaz saiu do recinto e não respondeu à abordagem de dois homens, tendo sido agredido por um deles, com um comportamento mais agressivo e sem motivo aparente.

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta quinta-feira, a abertura de um inquérito sobre uma queixa de uma agressão a uma criança autista, no distrito de Beja, por um agente da PSP. 

"AIGAI abriu um inquérito para apuramento dos factos relacionados com uma queixa apresentada que dava conta de uma agressão a criança autista, de 13 anos, em Beja, alegadamente cometida por agente da PSP", diz um comunicado da IAGI, publicado no seu ‘site’ oficial.  

Na terça-feira, o Correio da Manhã avançou que o agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) em causa terá agredido a criança, de 13 anos, a 6 de novembro, na sequência de um jogo de futebol. 

A criança encontrava-se no recinto onde decorria o jogo, acompanhando o avô que se encontrava a trabalhar no local. O alegado incidente aconteceu quando o rapaz saiu do recinto e não respondeu à abordagem de dois homens, tendo sido agredido por um deles, com um comportamento mais agressivo e sem motivo aparente. 

O mesmo jornal avança ainda que a criança terá conseguido fugir para junto do avô, sendo perseguida pelos dois homens. 

O familiar da alegada vítima reconheceu o agressor como um agente da PSP, apesar de este estar à civil.