Casal estrangeiro detido por escravizar mulher moçambicana em Espinho

Vítima era obrigada a trabalhar 16 horas por dia, sem direito a folgas ou descanso, recebendo 50 euros por mês. Só lhe era permitido tomar uma refeição por dia e os cuidados de higiene eram também limitados.

Um homem e uma mulher foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Espinho, por escravizarem uma mulher moçambicana. Em causa está o crime de tráfico de pessoas.

“Em novembro de 2021, os arguidos, sob a falsa promessa de poder vir estudar e trabalhar, aliciaram a vítima, em Moçambique, transportando-a para Portugal e submetendo-a depois a servidão laboral/doméstica”, informa a PJ, em comunicado.

A vítima é uma mulher de 29 anos que foi privada dos seus documentos, “sendo obrigada a trabalhar 16 horas por dia, sem direito a folgas ou horário de descanso, sendo remunerada em 50 euros, por mês”.

Segundo s autoridades, à vítima apenas lhe era permitido tomar uma refeição por dia e os cuidados de higiene eram também limitados.

“Aquando da sua sinalização, foi-lhe diagnosticada uma anemia grave provocada por ausência de alimentação, sendo notória a sua debilidade geral e falência física”, acrescenta a PJ.

Os detidos, um casal com 40 e 42 anos de idade, estrangeiros a residir em Portugal, vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.