Desmantelada rede de tráfico de droga na Mouraria

Foram detidas 13 pessoas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou esta segunda-feira que desmantelou, na semana passada, uma rede de tráfico de droga na Mouraria, em Lisboa, tendo sido detidas 13 pessoas e duas delas ficado em prisão preventiva. 

Os detidos, 10 homens e três mulheres com idades compreendidas entre os 23 e os 76 anos, dedicavam-se "de forma organizada e estruturada, à venda de estupefacientes, cocaína, heroína e haxixe", explica a autoridade em comunicado. 

"Em clara cooperação e divisão de funções, os detidos vinham atuando no interior do Bairro da Mouraria, com grande astúcia, sob rigor, disciplina tática e técnica", sublinha a PSP.

A operação decorreu no âmbito de um processo-crime que estava a ser investigado há seis meses e que resultou, nos dias 22 e 23 de novembro, em seis mandados de busca domiciliária e dois não domiciliários, tendo os suspeitos sido detidos em flagrante delito. 

Após a ação de 22 de novembro, "em bem menos de 24 horas, voltaram a 'abrir a banca' em local muito próximo, onde os polícias os surpreenderam imediatamente após a retoma da atividade ilícita", explica a PSP. 

Segundo a autoridade, o líder do grupo tinha uma residência "fortificada e protegida a intervenções policiais" com um anexo e "uma outra casa de recuo para escoar" a droga, com o auxílio dos restantes elementos.

Além das 13 detenções, a operação possibilitou a apreensão de 3.669,2 doses individuais de cocaína, 4.285,2 doses individuais de heroína, 2.078,58 doses individuais de haxixe, 3,4 doses individuais de liamba, além de 7.652,08 euros, 10 armas proibidas e outros artigos relacionados com o tráfico.

Dos 13 detidos, dois ficaram em prisão preventiva, dois com termo de identidade e residência e os restantes com apresentações periódicas.