Efemérides de 29 de Novembro (2022)

2021. No Teatro del Châtelet, París, Lionel Messi ganhou há 1 ano a bola de oiro 2021 na edição masculina (a feminina seria ganha pela barcelonesa Alexia Putellas, actualmente ao serviço do FCB), premiado pela revista francesa France Football.

1612 Começou há 410 anos (no tempo de Felipe II de Portugal e III de Espanha) a Batalha naval de Suvali, que se estendeu pelo dia seguinte, e marcou o fim do monopólio português na Índia, após a vitória das forças britânicas.

1807 Foi há 215 anos a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, com o apoio político e naval inglês (estando Londres a defender-se do bloqueio naval que Napoleão queria impor-lhe em todo o mundo).

1926 O general Óscar Carmona (1869-1951) assumiu há 96 anos a Presidência da República, que exerceu até à morte, no âmbito da Ditadura Nacional saída do Golpe de 28 de Maio (depois de afastados de mandatos muito efémeros Mendes Cabeçadas e Gomes da Costa).

1947 A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou há 75 anos plano de partilha da Palestina.

2004 A justiça venezuelana acusou formalmente há 18 anos o copiloto português da Air Luxor e as três passageiras do voo de tráfico de droga, em aparente represália por terem denunciado esse tráfico, mas sujeitando-os a um penoso processo.

2007 Os ministros dos Transportes e das Telecomunicações da União Europeia aprovaram há 15 anos o projeto de sistema de navegação por satélite Galileo (sistema de satélites civil europeu, por oposição aos militares norte-americano GPS, russo GLONASS e chinês COMPASS), com o voto contra de Espanha.

2021 No Teatro del Châtelet, París, Lionel Messi ganhou há 1 ano a bola de oiro 2021 na edição masculina (a feminina seria ganha pela barcelonesa Alexia Putellas, actualmente ao serviço do FCB), premiado pela revista francesa France Football.