Marcelo não comenta mexidas no Governo. Mendonça Mendes passa a ser Adjunto de Costa

Afinal, na sexta-feira, entre entradas e transferências de pastas, serão seis as tomadas de posse dos novos governantes.

Marcelo não comenta mexidas no Governo. Mendonça Mendes passa a ser Adjunto de Costa

[notícia atualizada]

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou, esta terça-feira, que recebeu as propostas do Governo, que mexeu nas secretarias de Estado, mas recusou comentar as saídas, as entradas e a alteração de pasta.

"Não tenho mais nada a acrescentar, eu recebi três propostas, são três propostas", afirmou o chefe de Estado, em resposta aos jornalistas, à saída de uma iniciativa na Fundação Calouste Gulbenkian.

Na nota oficial, publicada no site da Presidência, podia ler-se que o chefe de Estado "aceitou hoje as propostas do Primeiro-Ministro de exoneração de três secretários de Estado: dos Assuntos Fiscais, da Economia, e do Turismo, Comércio e Serviços".

A par das exonerações, foram aceites as "propostas de nomeação" de António Mendonça Mendes, até agora secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, para secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, cargo deixado vago após a polémica que levou à demissão de Miguel Alves.

Pedro Cilínio será o o novo secretário de Estado da Economia, em substituição de João Neves, e Nuno Fazenda assume secretaria de Estado do Turismo, cargo deixado vago por Rita Marques.

A tomada de posse dos novos governantes está marcada para sexta-feira às 12h no Palácio de Belém.

Pouco depois do primeiro comunicado, foi publicado um segundo no site da Presidência, a dar conta de novas alterações. Afinal, na sexta-feira, entre entradas e transferências de pastas, serão seis as tomadas de posse.

João Nuno Mendes, até aqui secretário de Estado do Tesouro, passa a ser secretário de Estado das Finanças e Nuno Félix substitui António Mendonça Mendes nos Assuntos Fiscais.

Já Alexandra Reis substitui João Nuno Mendes, como secretária de Estado do Tesouro.

A equipa de Fernando Medina passa a ter quatro secretários de Estado, mantendo-se Sofia Batalha como secretária de Estado do Orçamento.