Morreu João Semedo Tavares, fundador da Academia do Johnson

Presidente da República veio já lamentar a morte do ativista.

Morreu esta quarta-feira, aos 50 anos, João Semedo Tavares, fundador da Academia do Johnson, devido a problemas de saúde. 

A informação foi avançada à agência Lusa por uma fonte familiar. 

Recorde-se que João Semedo Tavares trabalhava com crianças e jovens de bairros carenciados da zona da Grande Lisboa, que inspirou e apoiava através de atividades desportivas sociais, tendo ficado conhecido por assumir a sua passagem pela prisão e fazer disso uma lição de vida a transmitir. 

Através da criação da Academia do Johnson, nos últimos anos concretizou o projeto de apoiar crianças e jovens de bairros desfavorecidos, nomeadamente na Amadora, tendo ainda realizado várias palestras, onde contou o ser percurso, explicando aos mais jovens que o crime não compensa e que o futuro passa pela educação e pelo desporto, como o futsal, modalidade em que era jogador e treinador.

O seu lema "Somos Aquilo que Fazemos!" foi multiplacado nos últimos anos em váris espaços sociais, com o objetivo de mostrar que são as ações de cada um que constroem aquilo em que a pessoa se torna. 

O objetivo da Academia do Johnson é, lê-se no site oficial, "melhorar a vida dos jovens e dar-lhes as ferramentas de que precisam para se tornarem adultos felizes e com sucesso" e a associação foi este mês distinguida com uma menção honrosa do Prémio Manuel António da Mota.

Marcelo Rebelo de Sousa veio já lamentar a morte de João Semedo Tavares, apresentando as suas sentidas condolências à família e amigos de João "Tavares Semedo, fundador da Academia do Johnson, associação que tantas vidas tocou no concelho da Amadora e no país".