Energias Renováveis vão duplicar nos próximos cinco anos em todo o mundo

AIE prevê crescimento de 2.400 gigawatts.

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que as Energias Renováveis em todo o mundo venham a duplicar nos próximos cinco anos, com um crescimento de 2.400 gigawatts, o equivalente ao verificado nos últimos 20 anos.

No relatório da AIE, citado pela Agencia Lusa, a prioridade é a evolução das energias limpas nos próximos cinco anos, até 2027, em plena crise energética causada pelo embargo do ocidente à Rússia.

O crescimento pretendido, de 2.400 gigawatts é o mesmo que toda a capacidade energética da China, a segunda maior potência económica.

As energias renováveis serão responsáveis por pouco mais de 90% da expansão total da eletricidade de todo o mundo até 2025, de forma a reduzir o uso do carvão poluente como fonte de produção de eletricidade a partir de 2025.

Os Estados que estão a impulsionar as energias renováveis são os Estados Unidos, China, Índia e União Europeia, de modo a reduzirem a dependência de combustíveis fósseis importados e desta forma a Europa vai aumentar a capacidade instalada de energia de energia renovável em 60% (425 gigawatts) durante os próximos cinco anos.

Grande parte desta expansão será desenvolvida em sete países, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Polónia, Reino Unido e Turquia.