SEF regularizou mais de dois mil menores estrangeiros a estudar em Portugal

Serviço de segurança relançou a iniciativa “SEF vai à escola”.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já regularizou 2.110 menores estrangeiros em situações irregular a estudar em Portugal desde 2010, ao abrigo do programa "SEF Vai à Escola", adiantou esta segunda-feira o serviço de segurança.

Numa nota à comunicação social, o SEF deu conta do relançamento da iniciativa de promoção da regularização documental do jovens, que lhes permite "prosseguir os seus estudos além da escolaridade obrigatória" e prevenir "comportamentos desviantes" na chegada à maioridade.

Para assinalar a iniciativa, a autoridade entregou 15 títulos de residência a alunos da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. 

Cerca de metade dos 1.400 alunos desta instituição têm nacionalidade estrangeira, sendo o país mais representado o Brasil, seguido de Cabo Verde. 

O SEF destaca ainda que este processo é voluntário e tem sido acompanhado em contexto escolar por ações de sensibilização para a importância da regularização documental, com vista a uma maior integração social.