Universidade de Coimbra vai deixar de fazer exames em papel

O reitor adiantou que os exames não vão ser feitos nos computadores pessoais dos alunos, mas sim em “tablets” da própria UC

Universidade de Coimbra vai deixar de fazer exames em papel

A Universidade de Coimbra (UC) vai avançar com um projeto-piloto de modo a realizar exames digitais sem recurso a papel, na próxima época de avaliação. A instituição pretende adotar esta iniciativa em toda a academia no ano letivo 2023/2024. 

Anílcar Falcão, reitor da UC, disse à agência Lusa que nesta época de exames, vão já ser feitos, "em fase piloto exames com recurso a um sistema informático".

De acordo com o responsável, a universidade desenvolveu um "software" próprio, que permite ao professor fazer o exame presencial "que quiser e configurar com imagens ou filmes", sendo possível correções automáticas e passagem por um 'software' que deteta fraude.

"Temos um conjunto de ferramentas que permite, daqui para a frente, deixarmos de fazer exames em papel e ter este procedimento, para toda a universidade, presencial, sem papel e com recurso a ferramentas digitais", explicou ainda.

O reitor adiantou que os exames não vão ser feitos nos computadores pessoais dos alunos, mas sim em "tablets" da própria UC, onde serão carregados os exames, com com o 'software' a permitir fazer a correção na plataforma e lançar as notas.

"Terá a mesma segurança que fazer um exame em papel", realçou Amílcar Falcão, adiantando que a instituição está preparada para adotar este tipo de exames em 2023/2024.