Tropas russas estão em “constante e diário aumento”, assegura Putin

“No início de janeiro, a fragata ‘Almirante Gorshkov’ estará em serviço com novos mísseis Zircon, que não têm equivalente no mundo”, disse esta quarta-feira Vladimir Putin, à margem de uma reunião com os líderes militares para fazer um balanço das atividades das forças armadas.  

A Rússia vai continuar a investir na sua capacidade militar, nomeadamente na "prontidão de combate" das suas forças nucleares e na utilização de mísseis hipersónicos pela marinha. 

"No início de janeiro, a fragata 'Almirante Gorshkov' estará em serviço com novos mísseis Zircon, que não têm equivalente no mundo", disse esta quarta-feira Vladimir Putin, à margem de uma reunião com os líderes militares para fazer um balanço das atividades das forças armadas.  

O míssil de cruzeiro Zircon consegue atingir nove vezes a velocidade do som e faz parte do 'baralho' de Moscovo, juntando-se ao míssil balístico Kinjal – ambos já foram usados na guerra na Ucrânia.  

Na mesma reunião, Serguei Shoigu, ministro da Defesa, afirmou que o exército russo vai instalar bases navais para apoiar a sua frota em Mariupol e Berdiansk, regiões ocupadas por Moscovo, a sul da Ucrânia. 

"Os portos de Berdiansk e Mariupol são totalmente funcionais. Estamos a planear a instalação de bases de apoio a navios, serviços de emergência e unidades de reparação naval", disse Shoigu. 

Shoigu propôs também aumentar a dimensão das forças armadas para 1,5 milhões de efetivos e elevar o limite de idade para o serviço militar.  "A fim de garantir o cumprimento de tarefas para garantir a segurança militar da Rússia, é necessário aumentar o número de militares para 1,5 milhões, dos quais 695.000 sob contrato", justificou. 

Ainda na sua intervenção, Putin assegurou que continua a desenvolver as capacidades de combate do se exército, que disse estarem em "constante e diário aumento".