Apreendidos mais de 12 toneladas de tubarão anequim em Peniche

As 12 toneladas de tubarão anequim tinham sido pescadas no Atlântico Sul e foram apreendidas na quinta-feira, no âmbito de uma operação de fiscalização

Foram apreendidos 12.220 quilos de tubarão anequim, uma espécie protegida pela Convenção CITES, no Porto de Peniche, a bordo de um navio de pesca espanhol sem licença para o seu desembarque. 

De acordo com um comunicado esta sexta-feira divulgado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), “foi detetada a bordo de um navio de pesca espanhol a existência dos 12.200 quilos desta espécie de tubarão, sem que tivesse sido emitida a necessária autorização de importação por mar, documento essencial para a contabilização dos espécimes e controlo dos seus ‘stocks’, de modo a que exista uma supervisão responsável e equilibrada nos esforços necessários para a sua proteção”.

Orlando Libório, oficial do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Unidade de Controlo Costeiro, adiantou à agência Lusa que “a licença teria de ser emitida pela entidade CITES do país onde está registada da embarcação” e que o pescado “era destinado ao mercado espanhol, para onde seguiria por terra”.

As 12 toneladas de tubarão anequim tinham sido pescadas no Atlântico Sul e foram apreendidas na quinta-feira, no âmbito de uma operação de fiscalização em que foi constituído arguido o mestre da embarcação, um homem de 60 anos.

A bordo “encontravam-se outras espécies que tinham sido capturadas, mas que não estavam sujeitas a esta licença e, como tal, não foram apreendidas e já seguiram para Espanha”, disse ainda o responsável.