Associação de Ucranianos quer que embaixada russa seja transformada em centro de refugiados

“Criámos uma petição para o Governo português para que transforme a embaixada da Rússia num centro de acolhimento de refugiados ucranianos”, disse Pavlo Sadokha, representante da associação, em declarações à agência Lusa. 

A Associação dos Ucranianos em Portugal vai lançar, esta quinta-feira, uma petição para pedir ao Governo que transforme a embaixada da Rússia num espaço de acolhimento de refugiados. 

"Criámos uma petição para o Governo português para que transforme a embaixada da Rússia num centro de acolhimento de refugiados ucranianos", disse Pavlo Sadokha, representante da associação, em declarações à agência Lusa.  

Vai ser realizada, às 19h30 de hoje, uma manifestação à porta da embaixada russa, em Lisboa, na qual a organização vai confrontar o governo, uma vez que a Rússia "herdou" o espaço que era da União Soviética, mas sem nunca ter divulgado "as condições dessa transferência do espaço", referiu Pavlo Sadokha. 

"Entendemos que o lugar da Rússia no Conselho de Segurança da ONU nunca foi juridicamente confirmado depois da queda da União Soviética, que foi quem esteve na fundação das Nações Unidas", disse ainda Sadokh, acrescentando que, “apesar disso, a Rússia tem direito de veto" no Conselho de Segurança. 

Deste modo, os ucranianos em Portugal vão "fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, em nome da comunidade, para que ele apoie a expulsão da Rússia da ONU e realize, em fevereiro de 2023, uma 'cimeira da paz'", adiantou o responsável.