Linha SNS 24 registou mais de nove milhões de chamadas em 2022

Serviço bateu recorde

A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de nove milhões de chamadas, o maior número de sempre, com janeiro a ser o mês mais preenchido, com mais de três milhões. 

De acordo com informação divulgada esta sexta-feira pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Linha SNS 24 tinha, em 2021, superado os seis milhões de chamadas, e em 2020, os quatro milhões, contudo, este ano o recorde voltou a ser batido. 

Já a "app" (aplicação para smartphone) SNS 24 registou, até à data, mais de oito milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou com mais de 27 milhões de utilizadores. 

Na linha SNS 24, janeiro foi o mês com mais atendimentos, perto de 3,3 milhões, seguindo-se os meses de maio, com mais 1,4 milhões, e de fevereiro, com mais de 1,1 milhões. 

A Linha de Aconselhamento Psicológico prestou apoio a mais de 191 mil pessoas e este ano ultrapassou as 64 mil chamadas. Na nota divulgada, o SPMS relembra que, desde abril, o serviço começou a ser disponibilizado também em língua inglesa. 

"Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso", sublinham os SPMS, referindo que, ao longo deste ano, foram feitas diversas atualizações e disponibilizados novos serviços.

Já a app SNS 24 foi das mais procuradas no país na categoria de "Saúde" e permite consultar os resultados de exames ou o boletim de vacinas, assim como ver a agenda de saúde com os próximos eventos como consultas, cirurgias ou exames agendados.