Morreu o Papa Bento XVI aos 95 anos

Faleceu em Mater Ecclesiae, onde vivia desde que abdicou do cargo, há quase dez anos. 

Morreu o Papa Bento XVI – o primeiro a abdicar do posto em 600 anos – anunciou este sábado o Vaticano. Tinha 95 anos. 

O Papa emérito faleceu em Mater Ecclesiae, onde vivia desde que abdicou do cargo, há quase dez anos. 

O Papa Francisco, na quarta-feira, tinha pedido uma oração pelo Bento XVI, uma vez que se encontrava "muito doente", com o diagnóstico a não dar indícios de melhoria.

"Gostaria de pedir-vos a todos uma oração especial, pelo Papa emérito Bento [XVI], que no silêncio está a sustentar a Igreja. Recordai-o, está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente, neste testemunho de amor à Igreja, até ao fim", disse o Papa Francisco, na sua audiência pública semanal. 

Joseph Aloisius Ratzinger – assim se chama – nasceu em Marktl am Inn, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927, tendo passado toda a sua infância e juventude em Traunstein, na Áustria. 

A fé acompanhou-o desde pequeno, tendo descoberto a sua vocação logo com cinco anos de idade.  

Já no início da sua adolescência, aos 14 anos, ingressou na Juventude Hitleriana por imposição legal que impendia desde 1939 sobre todos os jovens que atingissem essa idade. Durante os últimos meses da II Guerra Mundial, Joseph foi incorporado nos serviços auxiliares antiaéreos pelo regime nazi. 

Foi no dia 29 de junho de 1951 que foi ordenado Padre, em Freising, na Baviera, e dois anos depois concluiu o seu doutoramento em Teologia, sobre o ‘Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho’. 

O dia em que todos menos esperavam foi 11 de fevereiro de 2013, quando Bento XVI anunciou a renúncia ao pontificado, uma decisão chocante e extremamente rara em toda a história da Igreja Católica.