Morreu Alberto Sampaio da Nóvoa aos 95 anos

Velório será na Igreja Paroquial de Santo António, em Nova Oeiras, no domingo, com o funeral a ser realizado na segunda-feira as 11h00, no crematório de Barcarena. 

Sampaio da Nóvoa, antigo ministro da República para os Açores, morreu este sábado, estando o funeral marcado para 2 de janeiro, em Oeiras, anunciou fonte familiar à agência Lusa. Tinha 95 anos.  

Alberto Manuel de Sequeira Leal Sampaio da Nóvoa nasceu o dia 4 de agosto de 1927, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1949, chegando a exercer funções de delegado do Procurador da República e de juiz em diversas comarcas. 

Além disso, trabalhou ainda como ajudante do Procurador-Geral da República, em Lisboa, desde 1963, tendo participado na instalação da Provedoria de Justiça, onde foi coordenador, a partir de 1976. Dois anos mais tarde, em 1978, foi nomeado juiz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo. 

Foi em 1993 que Sampaio da Nóvoa foi escolhido para vice-presidente do Supremo Tribunal Administrativo. Nesse mesmo ano foi ainda eleito presidente do tribunal, onde manteve funções até à sua jubilação, em 1997. 

Deste esse ano até 2003, foi ministro da República para os Açores, tendo publicado um livro sobre essa matéria: "Açores, uma íntima ligação", 2020. 

O velório será na Igreja Paroquial de Santo António, em Nova Oeiras, no domingo, com o funeral a ser realizado na segunda-feira as 11h00, no crematório de Barcarena.