Lula da Silva toma posse com promessa de revogar leis aprovadas por Bolsonaro

“Prometo manter, defender e cumprir a constituição, observar as leis e promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, disse Lula da Silva, no seu discurso de tomada de posse.

Lula da Silva toma posse com promessa de revogar leis aprovadas por Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, este domingo, como o 39.º Presidente da República Federativa do Brasil, numa cerimónia solene no Congresso Nacional, em Brasília, que contou com a presença do chefe de Estado português.

"Prometo manter, defender e cumprir a constituição, observar as leis e promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", garantiu o novo. Presidente, que já tinha assumido o cargo durante dois mandatos, entre 2003 e 2010.

Aproveitou também para anunciar que revogar decretos de lei assinados pelo seu antecessor, Jair Bolsonaro, nomeadamente sobre o porte e a venda de armas no país.

"Estamos revogando os criminosos decretos de ampliação do acesso a armas e munições, que tanta insegurança e tanto mal causaram às famílias brasileiras. O Brasil não quer mais armas, quer paz e segurança para seu povo", afirmou Lula da Silva.

Prometeu um Governo focado na reconstrução das estruturas governamentais que considera terem sido destruídas por Bolsonaro.

"Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu, as mais violentas ameaças à liberdade do voto", sublinhou, adiantando que iria, ainda hoje, aprovar medidas para “reorganizar as estruturas do Poder Executivo, de modo que voltem a permitir o funcionamento do governo de maneira racional, republicana e democrática".