Português de 23 anos deportado pela segunda vez do Reino Unido

Jovem agrediu um agente da autoridade. 

Rafael Amado Mendes Baldé, um português de 23 anos, vai ser expulso do Reino Unido pela segunda vez depois de ter agredido vários polícias em Portadown, na Irlanda do Norte. 

Segundo a imprensa local, o juíz, ao ler a sentença, na passada sexta-feira, disse ser do "interesse de todos" que o jovem saia do país o mais rapidamente possivel. 

Rafael Baldé, como identifica o site Armaghi, foi condenado pelos crimes de "comportamento desordeiro, resistência à polícia e por ter permanecido no Reino Unido de forma ilegal".

Na madruga de 5 de novembro de 2022, o português foi apanhado, com um grupo de outros jovens, à porta de uma loja já fechada. Quando foi abordado pelas autoridades, o jovem colocou-se em fuga, tendo sido apanhado pouco depois e, enquanto estava a ser detido, agredido um dos agentes, pondo-se de novo em fuga. 

Horas mais tarde, Rafael foi encontrado num jardim, onde acabou por ser novamente detido. 

Na altura, o jovem recusou identificar-se e mais tarde as autoridades perceberam que era porque o mesmo já tinha sido deportado em 2020, ou seja, estava ilegalmente no país. 

Em tribunal, a Defesa garantiu que o português só estava no país por circunstâncias familiares, depois de ter sido "chamado pela mãe", e que tinha voo marcado para regressar a Portugal no dia seguinte à detenção.