PJ investiga ataque armado a casa de ministro são-tomense em Sintra

Governante estava em casa com a família quando ocorreu o incidente.

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um tiroteio contra a casa do ex-ministro de São Tomé Osvaldo Abreu, em Queluz, Sintra, na noite de 31 de dezembro. 

De acordo com declarações de fonte ligada ao processo à agência Lusa, foram disparadas valas contra a casa, um apartamento no nono andar, que partiram a janela de um quarto, pelas 21h00 de sábado. 

Quando o incidente aconteceu, Osvaldo Abreu, ministro das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente do anterior Governo de São Tomé e Príncipe, encontrava-se em casa com familiares a celebrar a passagem de ano.

O próprio confirmou o caso à agência Lusa, relatando que os vidros se espalharam pelo quarto e que, durante várias horas, agentes da autoridade estiveram no local a realizar perícias. 

Na queixa apresentada à polícia e acedida pela agência Lusa, o governante disse ter "receio que o incidente tenha alguma relação com o massacre e assassinato de quatro cidadãos, que ocorreu no quartel-general das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe e que, em seguida, determinou a prisão de opositores políticos".

A PJ está também a auxiliar na investigação dos acontecimentos de 25 de novembro, em São Tomé, quando quatro homens atacaram o quartel-general das Forças Armas e a sua morte sua morte, após tortura quando se encontravam sob custódia militar. 

As autoridades são-tomenses classificaram os acontecimentos como uma tentativa de golpe de Estado.