Armando Vara. Decisão sobre prisão a 23 de fevereiro

Juíz Rui Coelho assinou esta segunda-feira o despacho

A decisão sobre se Armando Vara vai ou não ser condenado será sabida a 23 de fevereiro. 

De acordo com uma fonte judiciária à agência Lusa, o juíz Rui Coelho, do tribunal da Comarca de Lisboa, assinou esta segunda-feira o despacho a marcar uma audiência pelas 14h00 de dia 23 de fevereiro, na qual vai definir o cumulo jurídico entre a pena efetiva de dois anos de prisão a que Vara foi condenado e a pena que este já cumpriu no âmbito do processo Face Oculta. 

A decisão do magistrado, que em julho de 2021 condenou o ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e antifo ministro a dois anos de prisão por branqueamento de capitais, é tomada depois de o processo ter transitado em julgado, na sequência da rejeição dos recursos da defesa junto da Relação de Lisboa e do Tribunal Constitucional.

Armando Vara foi acusado de um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo separado da Operação Marquês.

Recorde-se que em abril de 2021, a decisão instrutória de Ivo Rosa deixou cair os restantes crimes: um de corrupção passiva de titular de cargo político, um de branqueamento de capitais e dois de fraude fiscal qualificada.