Internacional

90% dos habitantes da terceira província mais populosa da China estão infetados com coronavírus

Cerca de 88,5 milhões de pessoas têm covid-19.


A terceira província mais populosa da China, Henan, tem quase 90% dos residentes infetados pela covid-19, informou uma autoridade regional de saúde, depois de o país ter posto fim à política de ‘zero casos’.

O número de pacientes na China cresceu exponencialmente, sobrecarregando o sistema de saúde e os crematórios, depois de o país ter levantado as medidas restritivas, que incluíam a realização de testes em massa e o bloqueio de cidades inteiras. Em Henan, 89% da população foi infetada com coronavírus, até 6 de janeiro, disse Kan Quancheng, funcionário da autoridade de saúde local. Esta percentagem representa cerca de 88,5 milhões de pessoas.

As autoridades esperam uma nova onda de casos durante o Ano Novo Lunar, que calha este ano a 22 de janeiro. Este período, a principal festa das famílias chinesas, é a maior migração anual do planeta, à medida que milhões de chineses retornam às suas terras natais. A China, que tem 1,4 mil milhões de habitantes, registou, oficialmente, apenas 30 mortes por covid-19, desde o levantamento das restrições sanitárias em dezembro passado, apesar de uma vaga de casos sem precedentes.

Os comentários estão desactivados.