Mais de 3.300 enfermeiros saíram de Portugal desde 2020

Depois da Suíça, os países que mais recebem enfermeiros portugueses são a Espanha e o Reino Unido.

Desde o início da pandemia, em 2020, mais de 3.300 enfermeiros saíram de Portugal e, a maioria, escolhe a Suécia para trabalhar, mostram os dados da Ordem de Enfermeiros (OE), que revelam também um aumento da emigração, noticia a agência Lusa, esta terça-feira. 

Foram feitos exatamente 3.364 pedidos de declarações para efeitos de emigração, os dados mais recentes indicam que em 2022, houve 1.221 pedidos, mais 308 do que em 2021 (913).

A bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, sublinhou em declarações à Lusa que os mais de 3.300 profissionais que deixaram o país entre 2020 e o final de 2022 corresponde ao número de enfermeiros formados anualmente pelas escolas portuguesas.

Acrescentou ainda que desde 2015 inscreveram-se na Ordem cerca de 13 mil enfermeiros, mas emigraram neste período mais de 15 mil.

"Isto prova a toda a gente que não emigram só recém-licenciados, emigram também pessoas como muita experiência, enfermeiros especialistas", afirmou a bastonária.

A Ordem dos Enfermeiros diz que estes números mostram "a continuação da tendência da emigração de enfermeiros, apesar da carência crónica de enfermeiros em Portugal", ao ponto de se querer contratar estes profissionais "e não haver no mercado".

Depois da Suiça, os países que mais recebem enfermeiros portugueses são a Espanha e o Reino Unido.