McCann usam Fundo Madeleine para pagar custas judiciais do processo contra Gonçalo Amaral

Madeleine McCan despareceu em 2007, quando tinha três anos, na Praia da Luz, no Algarve

Os pais de Madeleine McCann usaram os fundos angariados para procurar a filha para pagar as custas judicias do processo que interpuseram contra Gonçalo Amaral, o ex-inspetor da Polícia Judiciária responsável pelo caso. 

Em setembro do ano passado, Kate e Gerry McCan perderam uma batalha de 13 anos em tribunal contra Gonçalo Amaral, depois de este ter sugerido que o casal estava implicado no desaparecimento da filha. 

De acordo com o jornal inglês The mirror, Kate e Gerry McCan gastaram mais de 7.500 euros do fundo no "processo de difamação interposto em Portugal", que diz respeito ao livro publicado pelo ex-inspetor, "Maddie: A Verdade da Mentira". 

O Fundo Madeleine foi criado para garantir o "regresso seguro" da filha dos McCan, que desapareceu em maio de 2007, quando tinha três anos, durante umas férias na Praia da Luz, no Algarve. 

Os McCann, recorde-se, apresentaram uma queixa contra a justiça portuguesa por ter absolvido Gonçalo Amaral de os indemnizar, na sequência de declarações feitas no livro e num programa de televisão. 

O casal considera que as palavras de Gonçalo Amaral sobre o desaparecimento de Maddie representaram uma violação do seu direito ao respeito pela vida privada e ao direito à presunção de inocência.