Cineasta condenada a 10 anos de prisão e 74 chicotadas por não usar véu

Detenção veio no âmbito de ter aparecido fotografias suas nas redes sociais mostrando-a nas ruas de Teerão sem o véu, obrigatório, e estimulando a que outras pessoas saíssem às ruas – o que aos olhos do Irão, foram atos de apoio às manifestações massivas que aconteceram após morte de Mahsa Amini sob custódia policial. 

A cineasta e documentarista Mozhgan Ilanlu foi condenada a quase 10 de prisão e 74 chicotadas por um tribunal do Irão por ter publicado fotografias suas em que não usava o véu.  

De acordo com o jornal Shargh, Ilanlu foi condenada a seis anos de prisão por conluio contra a segurança do país, 15 meses por propaganda contra a República Islâmica, outros por conduta desordeira e ainda mais 15 meses por encorajar atos ilegais. 

A cineasta, detida em outubro do ano passado, também foi condenada a 74 chicotadas, terá de pagar uma multa de 80 milhões de riais (cerca de 200 euros) e está proibida de sair do país. 

A detenção veio no âmbito de ter aparecido fotografias suas nas redes sociais mostrando-a nas ruas de Teerão sem o véu, obrigatório, e estimulando a que outras pessoas saíssem às ruas – o que aos olhos do Irão, foram atos de apoio às manifestações massivas que aconteceram após morte de Mahsa Amini sob custódia policial. 

Até agora, pelo menos 17 pessoas foram condenadas à morte, quatro foram executadas e centenas foram presas.