Investigadores descobrem cinco meteoritos em zona inexplorada na Antártida

Um dos meteoritos pesa 7,6 quilogramas.

Um grupo de cientistas encontrou, durante uma expedição numa zona inexplorada na Antárdida, cinco novos meteoritos intactos. 

Os quatro investigadores, das universidades de Bruxelas (Bélgica), Chicago (Estados Unidos da América) e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), estimam que dos cerca de 45 mil meteoritos recuperados da Antártida, no século passado, apenas cerca de cem são daquele tamanho ou maiores. 

"O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente, mas é claro que encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante," disse Maria Valdes, investigadora do Field Museum e da Universidade de Chicago, no comunicado de imprensa, divulgado na quarta-feira. 

Os cinco meteoritos recuperados vão ser analisados no Instituto Real Belga de Ciências Naturais e os sedimentos, foram divididos entre os cientistas para serem estudados nas diferentes instituições. 

"Estudar meteoritos ajuda-nos a entender melhor o nosso lugar no Universo", destacou a cientista, acrescentando que "quanto maior for o tamanho da amostra de meteoritos, melhor se pode entender o Sistema Solar e melhor poderemos entender a nós mesmos".