Portugal aguarda luz verde da Alemanha para enviar tanques para a Ucrânia

O líder ucraniano citou, em particular, Portugal, Espanha, Polónia e Finlândia como países que estão dispostos a enviar tanques de guerra, alguns deles “até um pequeno número dos tanques que têm”. 

Volodymyr Zelensky instou, esta quinta-feira, a Alemanha a autorizar o fornecimento à Ucrânia de tanques de guerra ocidentais, como o Leopard 2, com o fornecimento de vários países, incluindo Portugal.  

"Muitos países estão preparados para nos entregar tanques, estão motivados e apoiam-nos, mas estão à espera dos documentos relevantes dos países que têm o direito de autorizar (…) Estamos todos à espera do consentimento do país [fabricante] que detém os direitos sobre as respetivas licenças", afirmou o Presidente da Ucrânia, citado pela agência Interfax-Ukraine, em conferência de imprensa.  

O líder ucraniano citou, em particular, Portugal, Espanha, Polónia e Finlândia como países que estão dispostos a enviar tanques de guerra, alguns deles "até um pequeno número dos tanques que têm". 

Aos jornalistas, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, Zelensky reconheceu que esta é uma questão "muito delicada", que "depende de muitas razões" e não apenas da "vontade da Ucrânia".