Advogado julgado por 555 crimes de falsificação para clientes não pagarem multas

É suspeito de “ludibriar” o sistema para os clientes escaparem a coimas por infrações do Código da Estrada.

Um advogado de 40 anos, que reside em Coimbra, é suspeito de 555 crimes de falsificação, a maioria com o objetivo de evitar a cobrança de multas a empresas, às quais cobrava "pelo menos" 50 euros pelo serviço, referiu o Ministério Público (MP), na acusação a que a agência Lusa teve acesso.

O homem começa a ser julgado na quarta-feira pelos crimes de falsificação e é suspeito de "ludibriar" o sistema para os clientes escaparem a coimas por infrações do Código da Estrada.

O MP afirma que o advogado pedia aos seus clientes para lhe entregarem o auto de contraordenação e preenchia o documento de identificação do condutor, colocando o próprio nome como o condutor infrator em todas as 555 situações deste processo.

"Conforme o plano por si gizado, ciente e aproveitando-se, designadamente, do volume e regras de tramitação dos autos de contraordenação na ANSR [Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária], o arguido conseguia, assim, eximir de responsabilidade os seus clientes como a si próprio", sublinhou o MP.

Para além do seu plano obrigar a criar um novo procedimento contraordenacional, o arguido utilizava todos os meios legais disponíveis para garantir a prescrição dos processos.

O julgamento começa no Tribunal de Coimbra, na quarta-feira, às 09:30.