Técnico deteta bactéria da Legionella em dois edifícios

Autoridades de saúde não determinam o encerramento dos edifícios

O Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa confirmou esta quinta-feira a deteção da bactéria 'Legionella pneumophila' em sistemas de arrefecimento da torre sul e do edifício de matemática, no campus da Alameda, espaços que vão manter-se abertos.

Segundo um e-mail hoje enviado à comunidade académica e a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de gestão da faculdade explica que foi informado na quarta-feira da deteção desta bactéria "em amostras recolhidas em dois dos edifícios do seu campus da Alameda: a torre de sul [departamento de química] e o edifício de matemática".

O IST afirma ter comunicado "de imediato" a ocorrência às autoridades de saúde, "tendo sido implementados todos os procedimentos de segurança e de proteção da saúde pública protocolarmente previstos".

Fonte do gabinete de comunicação do instituto adiantou à Lusa que a bactéria foi encontrada nas "torres de arrefecimento do ar condicionado", que já foram desligados. Para já, sabe-se que as autoridades não determinam o encerramento dos edifícios. 

A mesma fonte disse ainda que vai ser realizada hoje uma nova inspeção à torre sul e ao edifício de matemática, onde se situa também a cantina social do campus da Alameda.

Até agora, não há registo de infetados.