Bispo auxiliar de Lisboa diz que valor do altar-palco “magoa todos”

Obra de construção do altar-palco onde o Papa Francisco vai celebrar a missa final vai custar 4,2 milhões de euros à Câmara de Lisboa.

O bispo Américo Aguiar, o presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 disse, esta quinta-feira, que o valor do altar-palco, que supera os quatro milhões de euros, no qual o Papa vai celebrar a missa final, "magoa todos".

"Confesso também que o número me magoou, e magoou-nos a todos", afirmou o responsável, em conferência de imprensa, em Lisboa, dando conta do contexto das "dificuldades" económicas "das famílias", acrescentando ainda que, "nos próximos dias", a organização da JMJ vai reunir-se com as equipas responsáveis pelo projeto para aferir "qual a razão desse valor", frisando: "Parcelas que puderem ser eliminadas, pediremos para serem eliminadas".

Recorde-se que a obra de construção do altar-palco onde o Papa Francisco vai celebrar a missa final vai custar 4,2 milhões de euros à Câmara de Lisboa, numa empreitada atribuída por ajuste direto, gerando polémica num momento difícil para as famílias portuguesas. 

Segundo a informação disponibilizada no Portal Base da Contratação pública, "a construção foi adjudicada por 4,24 milhões de euros (mais IVA)", somando-se a esse valor "1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura".