Jornadas afinal vão custar ao Estado 30 milhões

Estimativa inicial avançada pelo Executivo era de 36,5 milhões de euros.

Jornadas afinal vão custar ao Estado 30 milhões

O Governo informou, numa nota emitida este sábado, que a despesa do Estado com a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, em agosto, será de 30 milhões de euros.

“As responsabilidade e compromissos assumidos pelo Estado na Jornada Mundial da Juventude poderão ir assim até aos 21,8 milhões de euros”, lê-se na nota enviada pelo gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

A este montante somam-se 8,2 milhões de euros de um contrato "adjudicado pela IP (Infraestruturas de Portugal) para a deslocação do terminal de contentores", informa ainda.

Assim, no total, a despesa do Estado será de 30 milhões, sem ser aqui considerado o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), já que este reverte a favor do Estado, sublinha o Governo, acrescentando que "o Estado participará também através do apoio, nomeadamente, na área da saúde, segurança, socorro e mobilidade".

Nos 21,8 milhões de euros estão incluídos “os montantes relacionados com a unidade de missão, a aquisição das torres multimédia, instalações sanitárias, transmissão televisiva, abastecimento de água, ponte militar, promoção do país no estrangeiro, centro de comando e segurança, centro de apoio à imprensa nacional e internacional", detalha o ministério de Ana Catarina Mendes.

Já os 8,2 milhões de euros resultam do contrato para a deslocação do terminal de contentores, "no âmbito da requalificação, valorização ambiental e fruição da zona ribeirinha do parque da Bobadela".

Os novos valores vêm assim corrigir as estimativas iniciais, feitas pelo Governo em outubro, que apontavam para custos de 36,5 milhões.