Primeira SMS a convocar para vacinação contra a covid-19 foi enviada há dois anos

Quem quiser ser vacinado contra a covid-19, poderá fazê-lo através do Portal SNS 24, “dando a possibilidade de se escolher o dia e o local mais conveniente”, informam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. 

Foi há exatamente dois anos, neste dia, que aconteceu a primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de SMS do número 2424. Desde então, foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens, anunciaram este domingo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).  

“Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo”, diz a nota, enviada às redações, acrescentando que foi “um grande avanço tecnológico” no “período mais crítico da pandemia”.  

“A funcionalidade de agendamento foi sendo disponibilizada progressivamente às unidades de saúde do país, tornando-se a SMS do número 2424 a forma preferencial de convocatória para a vacinação”, afirmou o SPMS.  

Foram também, nestes últimos dois anos, enviadas “outras mensagens relacionadas com o processo de vacinação”, num total de 111 milhões de SMS.  

“A experiência da vacinação mostrou como um sistema simples e democrático, como a SMS, pode ser altamente eficaz na convocatória de utentes. Por esta mesma razão, este sistema foi, entretanto, alargado à convocatória para outros atos, como rastreios, permitindo uma maior rapidez no contacto com a população”, pode ler-se na nota.  

Quem quiser ser vacinado contra a covid-19, poderá fazê-lo através do Portal SNS 24, “dando a possibilidade de se escolher o dia e o local mais conveniente”.