Maria do Céu Antunes diz que “não há impedimento” para nomeação de subdiretora-geral de Veterinária

Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, a ministra da Agricultura afirmou que aquilo que soube é que o julgamento de Luísa Sá Gomes “foi anulado e que aguarda novo julgamento”, acrescentando ainda que mantém a confiança na nova subdiretora geral de Veterinária. 

Maria do Céu Antunes, disse esta segunda-feira que "não há nenhum impedimento legal" para a jurista Luísa Sá Gomes estar em regime de substituição como subdiretora-geral de Veterinária. 

Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, a ministra da Agricultura afirmou que aquilo que soube é que o julgamento de Luísa Sá Gomes "foi anulado e que aguarda novo julgamento", acrescentando ainda que mantém a confiança na nova subdiretora geral de Veterinária. 

Maria do Céu Antunes acrescentou que "a pessoa [a jurista] já estava no Ministério da Agricultura a exercer um cargo de chefia". 

Recorde-se que o jornal Público avançou, esta segunda-feira, que, a jurista Luísa Sá Gomes foi condenada a dois anos e três meses de pena suspensa por crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento, em 2018. 

Em junho de 2021, o Tribunal da Relação de Lisboa mandou repetir o julgamento que envolvia vários arguidos, uma vez que entendia que no primeiro julgamento terão existido erros. 

No verão de 2022, a ministra da Agricultura nomeou Luísa Sá Gomes como subdiretora-geral de Veterinária.