Dois detidos por obrigarem mulher a mendigar em hipermercados

A mulher, que também foi violada por um dos detidos, foi já acolhida numa casa abrigo para vítimas do crime de tráfico de pessoas.

Uma mulher e um homem, de 56 e 44 anos, foram detidos na quinta-feira, em Guimarães e Lisboa pela prática dos crimes de tráfico de pessoas para exploração de mendicidade e violação.

A Polícia Judiciária, em comunicado, explica que os arguidos, entre fevereiro e julho de 2021, acolheram na sua casa a vítima, uma mulher de 28 anos, “aproveitando-se da sua fragilidade, vulnerabilidade e défice cognitivo, colocaram-na a mendigar em diversos hipermercados das localidades de Penafiel, Marco de Canaveses e Vila Nova de Gaia, ficando com todo o dinheiro que a mesma conseguia angariar”.

A mulher era levada diariamente para as diferentes zonas comerciais para fazer peditórios e, ao final do dia entregava todo o dinheiro que conseguia aos arguidos.

Tendo a vítima uma diminuição cognitiva da vítima, um dos arguidos, “arrogando-se de poderes de cartomancia e vidência, induziu a vítima a manter relações sexuais, sob o pretexto de assim conseguir melhorar a sua vida pessoal”.

A mulher foi já acolhida numa casa abrigo para vítimas do crime de tráfico de pessoas.

Os detidos, uma desempregada e um operário de construção civil vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.